- 07 / Junho / 2022
Como aparecer no topo do Google organicamente: 40 itens de classificação
Para exibir os resultados de busca, os algoritmos do Google avaliam mais de 200 itens como fatores de classificação.
Então, se você quiser que o seu site seja exibido na primeira página do Google de forma orgânica (gratuita), você precisa que o seu site esteja bem pontuado em todos esses itens.
É verdade que não existe uma lista divulgada que confirme quais são esses itens.
Mas existem muitos indicativos na web sobre quais são eles. Nesse artigo vamos entender os principais, listados no blog do especialista em SEO Brian Dean:
Vamos aos principais fatores de classificação Google:
Fatores de Domínio
Fatores de página
Fatores de site
Interação com o usuário
Regras exclusivas do algoritmo Google
Sinais de marca
Fatores de domínio
Esses fatores de classificação estão relacionados ao domínio do seu site (o endereço www.).
Idade de domínio
Há quanto tempo o seu site existe? O Google considera a idade do domínio, mas esse não é um fator tão relevante.
Palavra-chave no domínio
O endereço web do seu site tem a palavra-chave principal para o seu negócio?
Ex: “www.imobiliariadozezinho” possui a palavra-chave "imobiliária". Esse também não é um fato de rankeamento tão relevante, mas é mais um indício sobre o tema central do seu site para o Google.
Data de expiração do domínio
Quando você compra o endereço web da sua empresa, geralmente opta por reservar esse domínio por muitos anos à frente (compra por 10 anos, por exemplo). Isso também ajuda o Google a entender que o seu negócio é legítimo.
Histórico de domínio
Um site inconsistente, que costuma passar por várias quedas tem o seu ranking Google penalizado.
.com.br
Usar a extensão de país (.com.br) ajuda o seu site a ser rankeado no país, porém dificulta sua posição no ranking global (preferencialmente .com).
Fatores de Nível de Página
Esses fatores de classificação estão relacionados à programação do seu site. Quanto melhores e mais otimizados forem os códigos, maiores são as chances de dominar o topo do Google.
Palavra-chave na Tag Title
Embora não tenha a mesma relevância de anos atrás, as Tag Title do seu site continuam sendo importantes para que o Google possa entender melhor que tipo de visitantes você deseja atrair. Logo, colocar as palavras-chave para as quais deseja rankear nestas tags HTML podem ajudar o seu site ana classificação Google.
Se a palavra-chave estiver localizada logo no início da página, melhor.
Palavra-chave nas tags H1, H2
A estrutura H do seu site também precisa ser pensada, de maneira a contemplar as palavras-chave que você busca indexar. O Google usa as tags H como um sinal de relevância secundário.
Valor TF-IDF
Com que frequência uma determinada palavra-chave na página. Quanto mais frequentemente essa palavra ou suas versões semânticas (ex: gato, felino, bichano) aparecerem em uma página maior é a chance do Google dar relevância a essa página como resultado das buscas que contenham essa palavra-chave.
Escreva mais
Os conteúdos com mais palavras tendem a cobrir uma amplitude maior sobre aquele determinado assunto, portanto provavelmente são preferidos pelos algoritmos Google.
Textos mais extensos tendem a vencer páginas com menos riqueza em conteúdo.
Palavras-chave de indexação semântica latente no conteúdo (LSI)
Existem palavras que possuem mais de um significado. Como por exemplo a palavra “corretor” que pode significar um profissional de vendas (imobiliária ou de seguros) ou uma ferramenta de correção (como “corretor ortográfico”). A presença / ausência de LSI provavelmente também atua como um sinal de qualidade de conteúdo.
A página cobre o assunto com profundidade
Aparentemente há correlação positiva entre a profundidade com que uma página na web aborda determinado assunto com a sua classificação nos rankings de busca. Logo, as páginas do seu site oferecem diferentes ângulos ou tópicos sobre o mesmo assunto, maior será a sua chance de indexação.
Velocidade de carregamento
Quanto mais rapidamente sua página carrega no navegador dos usuários, maior será a chance da sua página ter uma boa indexação nos resultados de busca Google. Para estimar a velocidade do seu site, você pode usar essa ferramenta do Google.
Velocidade no Chrome
O Google também considera a velocidade de carregamento do seu site considerando o navegador Chrome.
Imagens otimizadas
As imagens do seu site também possuem metadados que são explorados pelo Google para classificar o seu site (tanto na busca por palavras-chave em texto quanto no Google imagens). Por isso, garanta que as imagens do seu site possuem as informações corretas no nome de arquivo, texto alternativo, título, descrição e legenda.
Conteúdo recente
O Google tende a favorecer conteúdo recente em seus algoritmos. Mas não basta produzir conteúdo novo: ele deve ter qualidade suficiente para ser apontado como resultado de busca (considerando todos os outros fatores de classificação).
Páginas atualizadas
O seu site é atualizado periodicamente? A frequência de atualização também é considerada pelo Google para classificação.
Links do seu site para outros (links externos)
A qualidade dos links que o seu site contém é considerada pelo Google para mensurar a relevância do seu site (uma espécie de análise da “seriedade” do seu site relacionada ao tema tratado na página).
Mobile friendly
Cada vez mais a navegação mobile (em smartphones e dispositivos móveis) é considerada pelo Google na classificação de resultados. Por isso caprichar na versão móvel do seu site é cada vez mais importante (não só para o ranking Google; mas também para melhorar as taxas de ação das pessoas no seu site).
Mais formatos de conteúdo
A página que você quer rankear no topo do Google contém textos, vídeos e imagens? Variar os formatos e tipos de conteúdo transmite ao Google mais um importante sinal de qualidade da página.
Backlinks
Quanto mais links existirem em outros sites relevantes apontando para o seu, maior será a sua relevância junto aos algoritmos do Google.
Links quebrados
Seu site possui muitos links quebrados? Ele será penalizado no ranking Google. Você pode aferir se seu site tem links quebrados usando ferramentas como o Search Console.
URL’s amigáveis
Seu o seu site usa urls como www.empresa.com.br/saiba-mais ao invés de www.empresa.com.br/g1hass3, ele terá mais chances de uma boa indexação nos resultados Google.
Usabilidade e layout
O layout do seu site favorece uma navegação fluída? O Google usa algoritmos para entender o seu site e classificá-lo considerando também a sua qualidade geral de experiência do usuário.Para melhorar a experiência do usuário no seu site, é interessante dar uma olhada nas diretrizes de Material Design, do Google.
Fatores do site
Além de analisar as páginas específicas, o Google também usa seus algoritmos para entender o site como um todo.
Conteúdo Exclusivo
Seu site apresenta conteúdo exclusivo e único? Ou é apenas uma cópia de outras páginas já existentes? Conteúdo novo tende a ser mais valioso para os algoritmos.
Contato e formulários
Isso tem a ver com a cruzada do Google para uma web mais transparente. Fornecer informações corretas de contato, bem como disponibilizar formulários de contato podem ampliar as suas chances de boas classificações nos resultados de busca.
Arquitetura do seu site
Muitos especialistas em otimização para mecanismos de busca (SEO) acreditam na importância desse item. Seu site deve ser construído considerando uma boa arquitetura de informação e lógica de navegação. Aqui entram itens como o sitemap.
Certificado SSL
O Google luta por uma web mais segura. Por isso o uso de protocolos HTTPS, através do uso de certificado SSL foi confirmado pelo Google como fator de classificação.
Termos de uso de políticas de privacidade
O Google busca uma web mais transparente - alinhada aos esforços globais que se refletem em leis como a brasileira LGPD. Por isso a presença dessas páginas sinalizam ao Google que o seu site é confiável.
Interações de usuários
Como os usuários interagem com seu site? O Google também usa uma série de pontos de contato para medir a relevância do seu site mediante uma determinada busca.
Taxa de rejeição
As pessoas entram no seu site e saem dele depois de alguns segundos? Isso mostra que o conteúdo não tem a qualidade suficiente para reter o usuário. Portanto, pode não ser um bom resultado de busca. Embora não haja consenso na comunidade de profissionais em SEO, acredita-se que a taxa de rejeição seja um dos itens avaliados pelo Google.
Tráfego
O seu site atrai muitos visitantes? Quanto maior for o tráfego orgânico no seu site, mais relevante ele parecerá frente aos algoritmos.
Tempo de permanência
Quanto tempo uma pessoa fica navegando no seu site? O Google percebe o tempo de permanência no site como um sinal de qualidade de conteúdo.
Pula-Pula
Você fez uma busca no Google e clicou no primeiro resultado. Mas não era exatamente o que você queria. Então voltou ao Google e clicou no segundo resultado, mas também não era isso. E assim por diante. Cada vez que um usuário “pula” um resultado de busca está dando um forte indicativo ao Google que os primeiros resultados não estão satisfazendo os usuários. E isso faz com que esses sites acabem caindo no ranking.
Regras exclusivas do algoritmo Google
Ainda existem alguns fatores exclusivos considerados pelo Google, e que estão em constante mutação - impactando diretamente a classificação dos sites.
Histórico de navegação do usuário
É simples: quando mais você navegar em um determinado site, mais ele será exibido para você como resultado de busca (especialmente na barra de url do Chrome). Ou seja: a frequência de navegação é considerada pelo Google. Aqui já dá pra ter uma ideia de que não existe um único ranking Google: ele varia para cada usuário.
Proximidade geográfica
O Google prefere exibir resultados de sites ou empresas próximas a pessoas que está realizando a busca. Experimente buscar por “restaurante” e poderá comprovar essa regra de algoritmo.
YMYL
Sites relacionados ao termo “Your money, Your life” (Seu dinheiro, sua vida) estão sujeitos a regras especiais de rankeamento. Esses sites são aqueles que podem ter impacto no seu bem-estar atual ou futuro (físico, psicológico, financeiro, etc.).
Segundo o Google, essas páginas“devem vir de sites confiáveis e o conteúdo deve ser criado com um alto nível de especialização e autoridadade."
Sinais de marca
As pessoas buscam por marcas. E o Google dá valor a isso.
Pesquisas sobre a sua marca
Ao buscarem pela sua marca, as pessoas ajudam o Google a entender que a sua empresa é real - o que é considerado na classificação do seu site.
Pesquisas de marca + palavra-chave
Quando alguém busca pela sua marca + uma palavra-chave também sinaliza ao Google que a sua empresa é relevante quando relacionada aquele termo, o que pode melhorar a classificação do seu site.
Presença nas redes sociais
Sua empresa tem um perfil/link no Instagram, LinkedIn, YouTube ou Twitter? As redes sociais também emitem ao Google sinais de popularidade da sua marca.
Menções à marca em notícias
Existem notícias sobre a sua empresa em outros sites (como portais de jornalismo, sites de veículos de comunicação, blogs, etc.)? Esses também são sinais de maçã que são potencialmente considerados pelo Google.
Conclusão
Estes são apenas alguns fatores que o Google leva em consideração na hora de classificar os resultados de busca. Alguns você pode controlar (como as tags H do seu site) e outros não (como as menções à sua marca).
É por isso que rankear na primeira página do Google de forma orgânica (gratuita) não é impossível, mas também não é tarefa simples.
Nesse sentido, para garantir um volume maior de acessos (tráfego) para o seu site é sempre interessante pensar na geração de tráfego pago; como aquele que vem dos anúncios em redes sociais ou de anúncios de Google Ads.