• 10 / Maio / 2022

Como aparecer na primeira página do Google?

Jean-Bau-artigo-blog

Aparecer no topo das buscas no Google é o sonho de qualquer empresa. Afinal, ser encontrado por potenciais clientes que já estão buscando por seus produtos ou serviços é acelerar as vendas, não é mesmo?


Existem basicamente duas formas para que o seu site seja exibido como resultado de uma busca Google: de forma orgânica ou de maneira paga.


Aparecer no Google: orgânico


Para gerar tráfego (acessos, visitas) orgânicas (gratuitas) ao seu site você precisa que o Google aponte o seu site como resultado de alguma busca. Ou seja, o seu site precisa ser a melhor resposta possível para aquele termo de busca.



“Para aparecer no Google de forma gratuita, o seu site precisa ser a melhor resposta possível para uma busca”.



Mas acontece que isso não é assim tão fácil. Geralmente, a primeira página de resultados do Google exibe cerca de 10 a 20 resultados. O que significa que o conteúdo do site da sua empresa precisará ser realmente muito bom e completo.


Quando o usuário faz uma busca na web, o Google tenta encontrar a resposta mais relevante no seu próprio índice, usando seus algoritmos que se baseiam em múltiplos fatores.


Assim ele  determina quais os resultados mais assertivos e de qualidade mais alta, buscando sempre fornecer a melhor experiência possível para o usuário. 


Google grátis: missão impossível?


Certamente não é impossível ser apontado de forma orgânica/gratuita pelo Google como resultado de alguma busca. Porém, é uma tarefa que exige muita capacidade técnica do site da sua empresa.


O Google considera mais de 200 fatores para classificar e exibir(em menos de um segundo) uma lista de resultados para qualquer busca que você fizer na internet. E mais: em relação a muitos desses fatores não há muito o que você possa fazer, pois o Google considera uma série de fontes de dados externas ao seu site, como sites concorrentes, sua autoridade como criador daquele conteúdo, entre outros.


Por exemplo: para a montagem do ranking de resultados, são levados em conta aspectos como localização, idioma, estrutura de programação do seu site, e até o dispositivo (computador ou smartphone) usado pela pessoa que está digitando uma busca.


Quais são os fatores de rankeamento do Google?


Os fatores de rankeamento são critérios que o Google usa para classificar e exibir sites como resultados para uma busca.


Ninguém pode dizer ao certo quais são os mais de 200 fatores usados pelo Google para classificar os resultados de busca. Afinal, isso é um segredo industrial altamente protegido. E além disso os algoritmos mudam com frequência, fazendo múltiplos testes para fornecer sempre as melhores respostas às buscas.


Porém, podemos dizer que o Google considera fatores que são relacionados à busca, as opções disponíveis (sites que possam responder aquela busca) e fatores relacionados ao seu site.


Na verdade, os fatores de rankeamento estão cada vez mais personalizados para cada usuário, considerando as suas preferências e seus históricos de busca e interações. O próprio comportamento das pessoas usando seus smartphones (que é diferente daquele quando estão usando computadores desktop) também é considerado pelo Google.

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