• 18 / Dezembro / 2018

Marketing pessoal: Como tornar sua concorrência irrelevante

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A maioria das pessoas têm medo da concorrência. Não "medo" propriamente dito, mas a onda de desmotivação que um concorrente pode causar é praticamente um clichê.


Muitas vezes as pessoas ficam paralisadas, e desistem de correr atrás daquilo que gostariam de fazer. "Afinal, se o fulano já está fazendo isso e tendo sucesso, porque é que eu vou fazer?", dizem. "Como eu vou fazer para ser diferente se o nosso serviço é igual, se nós fazemos a mesma coisa?"


A verdade é que a gente ignora um fato. Um único fato que faz com que a concorrência seja irrelevante.



A concorrência pode estar só na sua cabeça e talvez já não tenha relevância nenhuma.


E quem diz isso não sou eu, é Derek Thompson em seu livro Hitmakers.


Sucessos que ninguém viu


O filme de maior bilheteria no Brasil em 2018 foi "Vingadores: Guerra Infinita". O filme alcançou o recorde absoluto de vendas em uma semana de estreia, com mais de 3 milhões e meio de ingressos vendidos.


Ao todo, mais de 14 milhões de pessoas foram assistir o filme. Ou seja, um sucesso absoluto. Estúdios, cinemas, todos felizes.


Só que o Brasil possui mais ou menos 210 milhões de habitantes.


Então os "Vingadores: Guerra infinita" foi um sucesso absoluto que 94% da população brasileira não viu.


 


Olha só outro exempo:


O livro mais vendido no Brasil em 2018 foi “A sutil arte de ligar o f*da-se”. Vendeu mais de 240 mil cópias.


Isso é um sucesso absurdo, ainda mais em um país como o Brasil, que infelizmente lê muito pouco. 240 mil cópias vendidas é coisa de bestseller.


Muito bem, estamos falando de um sucesso absoluto que 98% da população brasileira não leu.


A grande questão é: aumente o seu alcance (usando a web)


Pense aí no seu mercado de atuação. Você deve ter concorrentes, que podem incomodar muito, certo?


Se esse cenário for verdadeiro, é provável que vocês estejam ocupando um mesmo espaço, muito pequeno.


Para tornar a concorrência irrelevante você nem sempre precisa melhorar o seu produto, o seu serviço ou o seu preço. Embora isso seja muito importante, sim.


Porém, o que talvez você precise realmente fazer é ampliar o seu raio geográfico de atuação. Alcançar mais pessoas, ampliar o seu alcance.


Quanto maior for o seu alcance, quanto mais gente souber de você, menor será a necessidade percentual de conversão. Ter sucesso com 1% do mercado é uma coisa. Precisar alcançar 90% de uma área menor, é outra bem diferente.


Mas aí você poderia dizer: "Ah, Jean, mas quanto mais eu alcançar mais clientes em potencial (em novas regiões) eu vou encontrar mais concorrentes!"


Isso é verdade. Por isso é importante a qualidade do seus produtos e serviços. Em alguns mercados você vai ser melhor do que os concorrentes que estão ali. Em outros não vai.


Se os seus serviços e produtos tiverem uma boa qualidade, é bem provável que os seus ganhos vão ser superiores aos desafios.


Importante:


Adotar esse ponto de vista sobre seu marketing pessoal não signifca que você precisa se mudar para Nova Iorque, já que lá tem mais gente (público potencial). Não é isso.


O que você precisa é garantir que o seu público-alvo seja realmente alcançado pela sua marca pessoal. Seja através dos seus anúncios no Facebook, dos seus posts no Instagram, ou de seus vídeos no YouTube


Alcance é a palavra-chave para vencer a concorrência.


A verdade é que a sua concorrência provavelmente já é irrelevante. E se ainda não for, é você que precisa ampliar o seu raio de alcance.

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