- 18 / Dezembro / 2018
Marketing pessoal: Como tornar sua concorrência irrelevante
A maioria das pessoas têm medo da concorrência. Não "medo" propriamente dito, mas a onda de desmotivação que um concorrente pode causar é praticamente um clichê.
Muitas vezes as pessoas ficam paralisadas, e desistem de correr atrás daquilo que gostariam de fazer. "Afinal, se o fulano já está fazendo isso e tendo sucesso, porque é que eu vou fazer?", dizem. "Como eu vou fazer para ser diferente se o nosso serviço é igual, se nós fazemos a mesma coisa?"
A verdade é que a gente ignora um fato. Um único fato que faz com que a concorrência seja irrelevante.
A concorrência pode estar só na sua cabeça e talvez já não tenha relevância nenhuma.
E quem diz isso não sou eu, é Derek Thompson em seu livro Hitmakers.
Sucessos que ninguém viu
O filme de maior bilheteria no Brasil em 2018 foi "Vingadores: Guerra Infinita". O filme alcançou o recorde absoluto de vendas em uma semana de estreia, com mais de 3 milhões e meio de ingressos vendidos.
Ao todo, mais de 14 milhões de pessoas foram assistir o filme. Ou seja, um sucesso absoluto. Estúdios, cinemas, todos felizes.
Só que o Brasil possui mais ou menos 210 milhões de habitantes.
Então os "Vingadores: Guerra infinita" foi um sucesso absoluto que 94% da população brasileira não viu.
Olha só outro exempo:
O livro mais vendido no Brasil em 2018 foi “A sutil arte de ligar o f*da-se”. Vendeu mais de 240 mil cópias.
Isso é um sucesso absurdo, ainda mais em um país como o Brasil, que infelizmente lê muito pouco. 240 mil cópias vendidas é coisa de bestseller.
Muito bem, estamos falando de um sucesso absoluto que 98% da população brasileira não leu.
A grande questão é: aumente o seu alcance (usando a web)
Pense aí no seu mercado de atuação. Você deve ter concorrentes, que podem incomodar muito, certo?
Se esse cenário for verdadeiro, é provável que vocês estejam ocupando um mesmo espaço, muito pequeno.
Para tornar a concorrência irrelevante você nem sempre precisa melhorar o seu produto, o seu serviço ou o seu preço. Embora isso seja muito importante, sim.
Porém, o que talvez você precise realmente fazer é ampliar o seu raio geográfico de atuação. Alcançar mais pessoas, ampliar o seu alcance.
Quanto maior for o seu alcance, quanto mais gente souber de você, menor será a necessidade percentual de conversão. Ter sucesso com 1% do mercado é uma coisa. Precisar alcançar 90% de uma área menor, é outra bem diferente.
Mas aí você poderia dizer: "Ah, Jean, mas quanto mais eu alcançar mais clientes em potencial (em novas regiões) eu vou encontrar mais concorrentes!"
Isso é verdade. Por isso é importante a qualidade do seus produtos e serviços. Em alguns mercados você vai ser melhor do que os concorrentes que estão ali. Em outros não vai.
Se os seus serviços e produtos tiverem uma boa qualidade, é bem provável que os seus ganhos vão ser superiores aos desafios.
Importante:
Adotar esse ponto de vista sobre seu marketing pessoal não signifca que você precisa se mudar para Nova Iorque, já que lá tem mais gente (público potencial). Não é isso.
O que você precisa é garantir que o seu público-alvo seja realmente alcançado pela sua marca pessoal. Seja através dos seus anúncios no Facebook, dos seus posts no Instagram, ou de seus vídeos no YouTube
Alcance é a palavra-chave para vencer a concorrência.
A verdade é que a sua concorrência provavelmente já é irrelevante. E se ainda não for, é você que precisa ampliar o seu raio de alcance.