- 11 / Fevereiro / 2021
Dica de Livro: Prospeccção Fanática
“Quanto mais você prospectar, mais sortudo vai ficar’’
Jeb Blount é um dos maiores especialistas e referência em vendas mundialmente - reconhecido como um dos TOP 50 líderes de vendas e marketing.
É autor de vários livros, entre eles Prospecção Fanática (sobre o qual falaremos hoje), Objeções e Inteligência Emocional em Vendas.
Um guia completo
No Prospecção Fanática, Jeb nos fornece um guia atualizado e didático com as melhores práticas para iniciar o processo de vendas e obter bons números em conversão.
Aqui estão alguns dos pontos-chave que você encontrará em detalhes no livro:
A arte de interromper
Prospecção é interrupção, é parar o fluxo de trabalho do seu cliente em potencial para pedir algo (no caso, o objetivo é o agendamento de uma reunião com o lead).
Não é agradável e o medo da rejeição é enorme, porém, se você deseja ter sucesso em vendas e potencializar seus resultados, você precisa perder o medo e interromper seus clientes potenciais.
Se o modelo de captação de leads da sua empresa é Outbound, essa é a única maneira de conseguir iniciar uma conversa de vendas e abastecer seu funil.
Adote múltiplos canais de prospecção
Jeb ressalta que não é muito inteligente focar em um único canal de prospecção.
Devemos direcionar estratégia de prospecção para uma metodologia equilibrada, onde a prospecção seja feita por telefone, presencial, e-mail, Linkedin, eventos, Whatsapp, etc.
Assim você aumenta significavemente o retorno pelo tempo investido, com maiores chances de sucesso nas respostas.
Dedique um horário exclusivo
O livro traz conceitos como “horas de platina” e “horas de ouro” para separar em blocos as horas para diferentes atividades. Com isso fica mais fácil de focar e não ser pego em distrações.
As horas de platina são períodos destinados às pesquisa sobre as empresas, e às listas para fazer as ligações, já as “horas de ouro” são aquelas horas reservadas apenas para ligações de prospecção.
Com cada função no seu tempo é possível ter um melhor planejamento e, consequentemente, aumentar a produtividade.
Conheça seus números
Vendas são regidas por números e os números são a ciência das vendas.
Controlar suas taxas e seus KPI’s (IndicadorES de performance) é essencial para que você obtenha êxito na prospecção e nas vendas.
Jeb diz que o que (qualidade) você coloca no funil e quanto (quantidade) determina o que você tira do funil. Dominar seus números exige autodisciplina e organização para anotar, analisar e fazer ajustes com base na estatística de desempenho das suas prospecções.
Seja direto
Nas palavras de Jeb Blount:
“Prospectar não é para construir relações, vender ou bater papo com seu comprador. É para marcar reunião, qualificar, construir familiaridade. Você não precisa de roteiros brilhantes. Você não precisa de estratégias complexas. Você não precisa complicar além da conta”.
Simplifique. Seja simples e direto na sua abordagem, vá direto ao ponto e diga ao cliente o que você quer.
Prospecção é, além de saber interromper, saber pedir.
Resiliência é fundamental
Em vendas, nos negócios e na vida, há somente três coisas que você pode controlar: suas ações, suas reações e seu mindset.
Em vez de ficar se lamentando pelas coisas que estão fora do seu controle, foque sua energia no que você pode controlar. Persistência é a palavra-chave aqui.
Você receberá mais objeções antes das 9 da manhã do que a maioria das pessoas no ano todo.
Há quatro grandes pilares para uma resistência mental forte para suportar a rotina em vendas: desejo, resiliência mental, resiliência física e sua atitude.