• 10 / Março / 2018

Como se destacar no LinkedIn (2018)

dica linkedin

Recentemente alcancei a marca de 20.000 conexões aqui no LinkedIn. Talvez não pareça muito, porém já estou colhendo resultados bem interessantes.


É claro que o número de conexões não é tão importante quanto sua qualidade. Por outro lado, sabemos que a quantidade de contatos aumenta o alcance de nossas publicações, e isso é fundamental para qualquer um que busque se destacar.


Reuni então algumas dicas sobre práticas que eu estou adotando - e que você também pode usar para crescer na rede:



1. Preencha seu perfil no LinkedIn completamente


Não é possível se destacar em nenhuma rede social se o seu perfil estiver incompleto. Esse é um requisito básico em qualquer plataforma, mas a grande maioria dos usuários simplesmente ignora sua importância.


Preencher todos os campos de seu perfil vai ajudá-lo de duas formas: primeiramente aumentando suas chances de ser encontrado pelos mecanismos de busca do LinkedIn (afinal, as buscas funcionam com palavras, então quanto mais texto você escrever, melhor). E também vai transmitir uma visão mais completa sobre seus pontos fortes e sua personalidade para todos aqueles que visitarem seu perfil.


Destaco 3 campos aos quais você precisa dedicar uma atenção especial:


a) Foto de Fundo


Ela é a capa do seu perfil. Ela é superimportante, pois pode expressar um pouco da sua personalidade, e do valor que você pode fornecer a outros usuários. Pode ser uma foto sua no trabalho, uma frase inteligente, ou alguma imagem que tenha algum significado para você. O que mais vejo no LinkedIn são perfis sem a foto de fundo. Na minha opinião, esses usuários estão perdendo uma boa chance de causar uma ótima primeira impressão.


b) Foto de Perfil


Capriche na sua foto. Se possível bata uma foto específica para seus perfis em redes sociais. Escolha uma foto onde o seu rosto apareça bem, em um fundo neutro (não use um retalho de uma foto em que você estava abraçado no seu namorado, por exemplo). Lembre-se que as pessoas navegam em telas de telefones, então sua foto será exibida em um tamanho bastante pequeno.


c) Título


Ele é o seu cartão de visitas. E mais do que isso: é o conjunto de palavras-chave que vão permitir que o seu perfil seja encontrado na busca do LinkedIn. Indico que você coloque sua função e a empresa onde trabalha, além de algumas informações que farão a diferença na opinião que as pessoas terão de você. Se puder trazer algum elemento de emoção, ainda melhor. O título, portanto, é um jogo de palavras-chave: deve ajudar os outros usuários a encontrarem você com facilidade - e também a terem uma ótima impressão sobre você e o que você faz.


2. Experiência com trabalhos voluntários


Essa seção é importantíssima. Além de contribuir com a sua reputação junto às outras pessoas da rede, também ajuda seu perfil a ser exibido com maior frequência nos motores de busca. Se você nunca realizou algum trabalho voluntário (junto a entidades de classe, ONGs, associações, etc.) talvez esteja na hora de começar.


3. Interaja diariamente


Como você espera se destacar em qualquer rede social se não interagir com as pessoas diariamente? Lembre-se: você precisa mostrar para o LinkedIn que está envolvido, que realmente usa os recursos que ele tem a oferecer. Certamente será premiado com maior alcance e mais engajamento.


Porém é importante entender que não basta "abrir o LinkedIn" todos os dias. Você precisa interagir com outras pessoas. Curta, comente, compartilhe. Apareça. A comunidade vai responder a você.


4. Escreva artigos


Esse é um dos diferenciais mais legais do LinkedIn: a possibilidade de você usá-lo não apenas como rede social, mas como blog. Crie textos e conteúdos interessantes e escreva artigos (como este). Além de atingirem bons níveis de alcance junto às suas conexões, também ajudarão as pessoas a compreenderem qual o seu propósito na rede, qual valor efetivo você está adicionando à comunidade.


5. Participe dos Grupos


Os Grupos do LinkedIn são excelentes, pois neles você vai encontrar uma audiência segmentada e qualificada. Por exemplo: se você deseja vender seus serviços a arquitetos de São Paulo, certamente encontrará algum Grupo do LinkedIn feito exclusivamente para eles. Uma vez que você entrou nesse grupo, pode postar conteúdos relevantes para esse seu público-alvo - e assim construir sua marca pessoal.


6. Forme a rede que lhe interessa


O LinkedIn é a única rede social que permite a você segmentar seu círculo de amigos. Ou seja, se você quiser que 100% de suas conexões sejam "médicos", ou "designers" (pois é com eles que você visa fazer negócios), você pode.


Use os filtros para segmentar ao máximo os seus pedidos de conexão. É claro que o LinkedIn, como qualquer rede social, foi feita para que você se relacione com pessoas conhecidas. Porém, como a ferramenta permite que você adicione pessoas ainda não conhecidas, mas que podem dividir interesses em comum, recomendo que você aproveite ao máximo essa funcionalidade.


Lembrando que você ainda poderá exportar os dados de contato de cada uma de suas conexões, o que lhe permitirá fazer ações de marketing (como mandar e-mails, por exemplo) fora do LinkedIn. Então determine com clareza que características devem ter as pessoas na sua rede - e trabalhe para atrair o maior número de conexões relevantes para você.


7. Meça sua relevância pelo LinkedIn Social Selling Index


Quer saber se a sua atuação está sendo efetiva? Então acesse o Social Selling Index.


Essa ferramenta desenvolvida pelo próprio LinkedIn analisa o seu perfil e lhe afere pontuações em diversos aspectos. Assim você pode mensurar sua presença na rede, e quais pontos precisa melhorar.


É claro que existem muito mais fatores para seu perfil se destacar aqui no LinkedIn.


Mas isso é assunto para os próximos artigos ;)


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