• 17 / Outubro / 2018

Marketing Pessoal: 7 dicas rápidas para se diferenciar nas redes sociais

diferencie-se nas redes sociais

Todo mundo está nas redes sociais. E você também. Então como se destacar?


Existem muitas maneiras possíveis para cria conteúdos magnéticos, que atraiam a atenção das pessoas e diferenciem o que você faz dos demais.


Vamos a algumas delas, inspiradas no livro Mostre o seu Trabalho (recomendo!):


 


 1. Chega de postar gatinhos. Poste trabalho


Gatinhos. Política. Pôr-do-sol. Comida. Selfie. Por favor, para de postar esses conteúdos que não contribuem em nada com a sua carreira, com os teus objetivos – e começa a postar sobre trabalho. Sobre o seu trabalho.


Se você quer ser mais conhecido pelo que você faz, se você quer ter mais autoridade e credibilidade, tem que postar conteúdos que te ajudem nisso. E postar 20 poses diferentes provavelmente não vão lhe ajudar em nada.


Mas é claro, não estou dizendo pra você postar só conteúdos sobre venda. Porque isso é chato - e por incrível que pareça quanto mais você tentar vender, menos as pessoas vão dar atenção pra você.


Você precisa postar conteúdo. Mas que tipo de conteúdo?


Minha dica é:


2. Comece a olhar o que seus concorrentes (não) estão compartilhando


Comece a olhar o que os outros do seu segmento estão compartilhando, e como estão fazendo isso. E depois você precisa começar a olhar o que não estão compartilhando. Afinal você conhece o seu serviço, o seu produto – sabe do que os concorrentes não estão falando e que pode interessar futuros clientes.


Você deve procurar esses espaços vazios.


E onde estão esses espaços vazios?


3. Mostre o seu processo


Hoje em dia, se o seu trabalho não está online ele não existe. E se você quiser que as pessoas saibam o que você faz, você precisa dividir essa informação com elas.


Quando você começa a compartilhar o seu processo, as pessoas começam a enxergar a pessoa por trás das ideias, dos serviços, dos produtos. Assim, aos poucos, você vai criando um relacionamento com a sua audiência, que passa a te conhecer melhor.


Dicas: Como outros usam seus serviços? Como não usam? De que é feito seu produto? De onde vem os componentes?


4. Mostre os bastidores


O seu trabalho é tudo o que acontece ao longo do dia. Mostre isso.


Essa também é uma das melhores formas de as pessoas entenderem o quanto o seu tempo vale. E o melhor: você pode fazer isso quase sem custo nenhum.


Por exemplo, digamos que você é um dentista, e quer cobrar mais por um clareamento. Só que para o cliente, esse serviço já é commoditie. “Clareamento é tudo igual”; “Quero um mais barato” eles dirão. Porém se você possui um processo e mostra isso para o cliente, ele entende a complexidade do seu trabalho – e assim ele compreende também o preço.


Some-se a isso o fato de que os seres humanos se interessam pelos bastidores. Senão não teríamos tantos programas mostrando reformas, como sobreviver no deserto ou mesmo os reality shows.


Então você vai precisar ser uma espécie de documentarista do que você faz. Mostre suas atividades de rotina, abra o seu dia a dia. Em muitos segmentos você poderá ser o primeiro a fazer isso – e se destacar (e muito) da concorrência.


5. Compartilhe algo todos os dias


Você só vai conseguir se destacar se as pessoas virem o seu conteúdo. E se você não postar todo dia, não vai conseguir ser percebido. Não pense no mês, pense no dia.


"No que eu estou trabalhando hoje?" - Se você responder essa pergunta com um post, está no caminho certo.


Talvez você não consiga postar todo dia (embora eu acredite que qualquer um consiga, especialmente no Instagram Stories). Nesses casos poste ao menos de 3 a 4 vezes por semana. Diversos estudos comprovam que os perfis que mais influenciam outros usuários nas redes sociais são aqueles que mais postam.


Ah, mas meu trabalho é muito comum, não tem o que eu mostrar. Então mostre suas ideias. Mostre seus manuais, seus rascunhos. Mostre como você estuda e como se aprimora pra prestar um serviço cada vez melhor. Faça vídeos do tipo antes e depois. Mostre pequenos detalhes, recortes dos seus processos.


Você pode pensar no seu conteúdo diário como as cenas extras de um filme – aquele conteúdo adicional que as pessoas gostam de ver. Não se preocupe tanto com a perfeição. Apenas faça. E o formato nesse caso não importa: pode ser stories, um tweet, um post no facebook, ou em qualquer rede social.


Mas é claro, você precisa ter um filtro mínimo de qualidade. E como estabelecer esse filtro de qualidade?


6. Use o teste do “e daí”


Existe uma frase que eu gosto muito, da jornalista Lauren Cerand: “Poste como se todo mundo que ler tivesse o poder de demitir você”.


É claro que você precisa ser aberto, e postar o máximo possível sobre os seus processos e os bastidores do seu trabalho – mas até isso precisa ser filtrado. Isso porque você não pode sobrecarregar a timeline das pessoas com puro lixo, com conteúdo que não é nem um pouco interessante.


A melhor dica nesse caso é não pensar demais. Se você avalia que o conteúdo não é interessante, não contribui com a sua marca pessoal não poste. Guarde pra mais tarde, afinal talvez esse conteúdo seja útil no futuro.


7.  Escreva artigos longos


Quando você escreve, as pessoas passam a conhecer melhor as suas opiniões, percepções e experiências sobre o seu mercado de atuação. E você pode fazer isso ou usando um blog pessoal ou usando a aba artigos do LinkedIn, só pra citar 2 exemplos.


Esses artigos vão compondo um histórico sobre você na web, e te ajudam a ser encontrado por pessoas que estão buscando saber mais sobre o tema que você escreve.


Artigos mais longos são uma das ferramentas mais poderosas que você pode usar para se destacar na web, ganhar autoridade diante dos seus seguidores,


É isso:


Quanto mais você compartilhar o seu processo de trabalho, quanto mais você se expor vai atrair a atenção de cada vez mais pessoas. E muito em breve vai começar a colher resultados simplesmente incríveis ;)

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