• 25 / Janeiro / 2022

Sua empresa é invisível?

Jean-Bau-artigo-blog

Sua empresa tem um CNPJ, tem um endereço. Tem um telefone. Tem até clientes.

Mas mesmo assim, talvez ela não exista. Ela pode ser invisível.


E não. Essa não é uma afirmação sem sentido. Basta você se fazer uma pergunta:


Se um cliente estiver procurando AGORA por um produto que sua empresa vende: ele vai encontrar você?


Se não encontrar, sinto muito: Sua empresa não existe naquele momento, para aquele cliente em potencial.


Simplesmente não existe.


Existir onde? Ora, no...



Os sites de busca são as entidades digitais mais influentes atualmente: O que não é encontrado, não existe!


E onde as pessoas buscam por coisas, produtos, serviços e mais?


Você já sabe: No Google.



Atualmente o Google detém mais de 88% do volume de buscas. Isso significa que a cada 10 pessoas buscando por algo, 8 estão fazendo isso no Google.



Faça o teste: tente ficar 1 semana sem fazer nenhuma busca (ou sem usar NENHUM produto do Google – Maps, Waze, Fotos, Gmail, etc.). É provável que você não consiga fazer isso nem por um dia, não é. Eu pelo menos não consigo.


E tem um detalhe que torna tudo mais difícil:


Apenas 0,78% dos usuários do Google clicam nos resultados da segunda página (Fonte: Backlinko).


Isso mesmo: 99% das pessoas clicam APENAS nos resultados da primeira página do Google. Ou seja: se o seu site não aparece na primeira página do Google...adivinhe: sua empresa não existe.



Pode parecer óbvio que a taxa de acessos cairia drasticamente na segunda página dos resultados de pesquisa do Google, mas a queda é drástica. Menos de 1% das pessoas se aventurarão na segunda página para encontrar o que procuram.


Como aparecer na primeira página do Google?



Basicamente existem duas formas para que o seu site seja exibido como resultado de busca na página 1 do Google: orgânica (tráfego gratuito) e anunciando (tráfego pago).


1. Aparecendo na página 1 do Google de forma gratuita


Para tomar as primeiras posições do Google de forma gratuita, você precisa de uma série de providências: ter um site com os códigos superotimizados (usando as melhores práticas de SEO - Serach Engine Optimization), gerar tráfego (acessos) para seu blog (artigos) ou notícias interessantes; contar com muito conteúdo no seu site, vídeos, etc.


O Google considera mais de 200 fatores para classificar e exibir (em menos de um segundo) uma lista de resultados para qualquer busca que você fizer na internet. E mais: em relação a muitos desses fatores não há muito o que você possa fazer, pois o Google considera uma série de fontes de dados externas ao seu site, como sites concorrentes, sua autoridade como criador daquele conteúdo, entre outros. Escrevemos um artigo completo falando sobre isso.


Fato importante: aqui tudo depende dos algoritmos do Google. Ele lê o seu site e o classifica como resultado conforme ele entender, para cada busca feita por alguém. E lembre-se que a concorrência é feroz - e que a primeira página exibe cerca de 15 resultados apenas. Você tem mais de 15 concorrentes? Então…


E ainda tem as múltiplas buscas/palavras-chaves


Imagine uma imobiliária.


Talvez ela consiga aparecer na página 1 do Google quando a busca for “Imobiliária do Zé”. Mas e quando a busca for “apartamento 2 dormitórios”? Ou: “Comprar casa no Centro”?


É pouquíssimo provável que uma empresa consiga estar organicamente (gratuitamente) bem posicionada para múltiplas buscas.


Anunciar no Google: a forma mais efetiva para a 1ª página


A forma mais eficiente para que seu site seja exibido nos primeiros resultados do Google, para múltiplas buscas, é anunciando. O Google oferece um serviço para isso, chamado Google Ads (muitos conhecem como Links Patrocinados; ou por seu nome antigo, Google AdWords).


Utilizando o Google Ads os anunciantes podem escolher para quais buscas gostariam de aparecer (também podemos chamar de palavras-chave), em qual área geográfica, e para qual público-alvo. Outra vantagem é controle de orçamento: o anunciante define seu orçamento diário, e o Google o usa exibindo os anúncios, e cobrando por clique. Isso mesmo: o anunciante apenas paga quando alguém clica em um anúncio/link que leve para seu site (o Google chama isso de Custo por Clique).


Uma vantagem importante é que, no Google, os anúncios são sempre exibidos acima dos resultados orgânicos. O que dá muito mais visibilidade ao anunciante.



Mas... é (muito) fácil perder dinheiro


O lugar mais fácil para perder dinheiro é a internet. E isso é ainda mais verdadeiro no mundo do marketing digital e dos anúncios online.


Os anúncios Google são criados através de ferramentas complexas, que exigem alto nível de conhecimento técnico para sua operação. Snnipets estruturados, extensões de anúncio, técnicas de escrita magnética, CTR, CPC, índices de qualidade: tudo isso precisa ser levado em consideração na hora de construir uma campanha de anúncios no Google.


Antigamente bastava criar anúncios com algumas palavras-chave de busca, e pronto! Os visitantes começavam a chegar no seu site.


Mas agora o jogo é outro: a concorrência aumentou exponencialmente - mas a primeira página continua com os mesmos 15 resultados. Isso por si só já elevaria os custos aos anunciantes. Porém a coisa não para por aí: o próprio Google ficou mais complexo - com algoritmos que mudam e exigem a revisão constante das campanhas de anúncios.


O próprio público-alvo de uma campanhas de anúncios, e seu comportamento de buscas mudam ao longo do tempo. Daí a necessidade de monitoramento constante para não usar o orçamento do anunciante de forma errada, e pagar por cliques/buscas que não tem nenhuma possibilidade de gerar vendas.


É fácil perceber: anunciar no Google é coisa para profissionais.

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