• 21 / Julho / 2021

Google ou Redes Sociais: onde anunciar?

Jean-Bau-artigo-blog

Uma das principais dúvidas do empreendedor que quer ter mais resultados com seu orçamento de marketing digital é:


Devo investir em anúncios no Google (Google Ads) ou impulsionar as Redes Sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn, etc.)?


Ambas as estratégias têm vantagens, especialmente se seu objetivo for gerar tráfego (visitantes) para o seu site.


Criamos esse infográfico para exemplificar algumas das principais diferenças entre essas duas formas de publicidade digital:




Vamos agora entender as diferenças entre cada uma dessas duas formas de geração de tráfego de forma mais aprofundada:


Anunciar nas Redes Sociais: quando vale a pena



As redes sociais como Instagram e LinkedIn são plataformas nas quais as pessoas passam bastante tempo conectadas. Por isso mesmo são atrativas para as marcas que procuram alcançar mais clientes.


Por outro lado, é importante entender que as pessoas não entram nas redes sociais com o objetivo de comprar algo ou conhecer alguma empresa. Elas usam as redes sociais com interesses mais relacionados ao entretenimento, desejo de notícias/novidades e socialização com os amigos.


Por isso, sempre que um anúncio é exibido nas redes sociais ele está, de certa forma, “atrapalhando” o fluxo da timeline do público.


As redes sociais também dão ao anunciante uma série de possibilidades de segmentação: interesses, localização, faixa etária, entre outras. Vale destacar que estes interesses de segmentação são genéricos, baseados em algoritmos que tentam prever o comportamento dos usuários.


Uma vantagem das redes sociais é o uso do remarketing: são aqueles algoritmos que “seguem você” exibindo aquele tênis que você viu em algum site. Por outro lado, esforços de empresas como a Apple para dar mais privacidade aos seus usuários (como com o lançamento do iOS 14) promete impedir cada vez mais que o Instagram, por exemplo, possa “seguir” você em outros sites. 


Cada vez mais, anunciar nas redes sociais exige conhecimento técnico e orçamento; uma vez que a concorrência pela atenção das pessoas está cada vez mais acirrada.


Mesmo assim, as redes sociais são fundamentais em qualquer estratégia de marketing digital de geração de tráfego; de forma complementar aos anúncios Google.


Características e Vantagens: impulsionar nas Redes Sociais



Público-Alvo


Os anúncios nas redes sociais são baseados em dados demográficos e interesses genéricos do público.


Assertividade


Os posts impulsionados são exibidos nas timelines, interferindo e atrapalhando a navegação.


Percepção e Atenção


A maioria dos anúncios passa sem serem percebidos.


Técnica


Os anúncios exigem alto conhecimento técnico para sua produção e monitoramento.


Concorrência


A concorrência é gigante: dezenas de anúncios são exibidos por sessão, o que dificulta a percepção e o entendimento do anúncio.


Momento de Compra


Esse tipo de anúncio tende a atrair pessoas mais distantes do momento de compra.



Anunciar no Google: quando vale a pena



O Google é a ferramenta de publicidade online mais poderosa do mundo. Sua tecnologia visa entregar as melhores respostas às buscas das pessoas. Por isso anunciar no Google é uma das melhores estratégias de geração de tráfego.


E esse é exatamente o primeiro ponto a destacar: os anúncios no Google são exibidos apenas para pessoas que já estão buscando por algum produto ou serviço (ou por alguma característica, marca, etc). Ou seja: o anunciante está sendo exibido para pessoas com real interesse; pessoas muito mais perto do momento de compra.


Esse fato por si só já é suficiente para entender a relevância de anunciar no Google. Mas as vantagens não param por aí.


Os anúncios são exibidos no topo de uma lista de resultados: o que diminui a importância da concorrência e dá destaque ao anunciante. Além disso, há o controle total de orçamento: o anunciante paga por clique. Ou seja: só paga quando algum cliente em potencial efetivamente clicou no seu anúncio.


Características e Vantagens: anunciar no Google



Público-Alvo


Os anúncios no Google são baseados em buscas. Ou seja: em interesses reais do público.


Assertividade


Os anúncios são exibidos apenas como resultado de uma busca. Ou seja: ajudando e trazendo uma resposta desejada. 


Percepção e Atenção


Os anúncios são lidos, pois são a resposta esperada para uma pergunta.


Técnica


Os anúncios exigem alto conhecimento técnico para sua produção e monitoramento.


Concorrência


Os anúncios são exibidos no topo do Google, com destaque: acima da concorrência.


Momento de Compra


Os anúncios Google tendem a atrair pessoas mais perto do momento de compra.


Conclusão


Para uma estratégia completa de marketing digital, é interessante anunciar em ambas as plataformas digitais: redes sociais e Google. Isso porque, enquanto que na primeira você atrai pessoas que ainda estão em estágios iniciais de interesse por seus produtos e serviços; com o Google você alcança clientes em potencial, mais próximos do momento de compra.

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