• 07 / Abril / 2021

O que elas buscam na internet (sobre a sua empresa)?

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De acordo com o IBGE, 51,8% da população brasileira são mulheres. É só olhar para perceber o significado disso: elas provavelmente representam mais da metade do público-alvo do seu negócio (de qualquer negócio, na verdade).


E se elas não compram diretamente, influenciam a decisão de compra em muitos casos. Neste artigo vamos repercutir alguns dados de pesquisas recentes do Google sobre o público feminino - que podem trazer ideias e insights para o seu negócio.


Entenda como elas buscam



O resultado considerado “padrão” nas buscas muitas vezes não atende às necessidades das mulheres. Os estudos feitos pelo Google consideram que isso provavelmente aconteça em função dos estereótipos criados (e reforçados) ao longo dos anos - dando pouco espaço para as mulheres.



Sua empresa oferece (ou pode oferecer) soluções específicas para as mulheres? Considere isso na estrutura do seu site (para aumentar suas chances de capturar essas buscas no Google).


Que tal repensar sua empresa? E seus produtos?



Entender a importância das mulheres parece um problema estrutural - o que exige das empresas um olhar mais conectado.


Por exemplo: ao redor do mundo, os escritórios são mais frios para as mulheres (pois a temperatura do ambiente é regulada para o metabolismo masculino).



O seu ambiente de trabalho (ou de atendimento) é amigável para o público feminino? E os seus produtos? Talvez seja hora de repensar.


Menos estereótipos



Estereótipos são termos usados para representar algum “padrão social”. São expressões usadas principalmente para definir e limitar pessoas quanto à aparência (cor da pele, tipo de vestimentas, etc.), naturalidade (região ou país de origem) e comportamento (religião, cultura, crença, nível de educação, etc.).


Ao criar campanhas de publicidade voltadas às mulheres, talvez sua marca tenha que considerar fugir dos estereótipos.


Um deles é a ideia de que “toda mulher quer ser mãe”. Segundo estudos do Google, cerca de 37% das mulheres não querem ter filhos, por exemplo.



Reflita: a propaganda da sua empresa reforça algum tipo de estereótipo? Isso pode impactar diretamente a forma como sua empresa é percebida (e escolhida ou não) pelo público feminino.


Como as marcas podem conversar com as mulheres?



Sem dúvidas as tendências de comportamento apresentam oportunidades para as empresas. Segundo Lívia Sitta ( Especialista de Insights do Google) e Julia Busch (Market Insights Lead do Google) algumas iniciativas são importantes nesse contexto:


Liberte-se dos padrões
Repense seu modelo de negócios, arquitetura de marcas e comunicação.


Desafie a estrutura
Cuide das suas funcionárias assim como cuida de suas consumidoras.


Provoque debates
Ofereça soluções de mulher pra mulher, de mulher para o mundo online.

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