• 10 / Maio / 2018

Autenticidade X Qualidade: Estudo sobre influencers no Instagram

Instagram Influencers

Quais os fatores-chave para um marketing pessoal de sucesso no Instagram? Como ser um influenciador nessa rede? Um estudo encontrou algumas respostas para essas perguntas.


Um estudo científico realizado por pesquisadores da Universidade de Zaragoza, com 808 participantes, visou entender quais os fatores-chave para que uma determinada pessoa comece a ser seguida por um número relevante de pessoas, e possa ser considerada influente no Instagram. 


Foram analisadas percepções a partir de tópicos como autenticidade do influenciador e a qualidade do seu conteúdo. A intenção dos seguidores em interagir com o influencertambém foram analisadas.


O estudo cita alguns fatores importantes para quem quer construir uma marca pessoal forte no Instagram - confere no vídeo abaixo ;)



1) A autenticidade do conteúdo no Instagram é decisiva


Ou seja, quanto mais autêntica for a sua forma de se comunicar no Instagram, mais positiva será a percepção das suas postagens. Quanto mais você for percebido como único, mais admiração vai atrair para a sua imagem pessoal.


2) A qualidade do conteúdo é importante para a decisão de seguir (ou não)


A qualidade dos posts foi considerada importante na construção de uma reputação no Instagram, o que pode levar o autor desses conteúdos a ser reconhecido como um influenciador. A qualidade do conteúdo é importante sobretudo na decisão do usuário de seguir – ou não – determinada conta.


3) Influencers postam mais


Se você quiser criar uma audiência ativa no Instagram, você precisará postar mais do que seus seguidores. Usuários com marcas pessoais fortes tendem a postar um número maior de conteúdos em comparação com sua audiência. 


4) Influenciadores no Instagram são mais relevantes quanto mais forte for a relação entre o seu conteúdo e a personalidade dos seguidores


Nesse caso é importante uma certa proximidade psicológica. Isso é, quanto maior for a convergência entre o seu conteúdo e a personalidade dos seus seguidores, maior tenderá a ser o seu grau de influência.


Esse ponto tem a ver com criar uma imagem inspiracional – na qual os seguidores possam se inspirar para tomar determinadas ações, como comprar algum produto, por exemplo.


5) A interação pode não fortalecer a sua imagem


Esse ponto é uma descoberta interessante e inesperada do estudo. O fato da sua conta do Instagram interagir com outras não necessariamente ajudará os usuários a reconhecer você como um influenciador.


Porém, especialmente no Instagram, interagir muitas vezes é a melhor forma de fazer com que pessoas que ainda não conhecem os seus conteúdos tenham um primeiro contato com você. 


Então, na minha opinião, mesmo que isso não conte muito diretamente na percepção dos outros usuários, interagir pode lhe ajudar – e muito – a ampliar a sua rede. Isso sem contar que o algoritmo do Instagram também costuma recompensar as contas que mais interagem dando mais alcance para as postagens dessa contas.


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