• 18 / Dezembro / 2018

Perfil pessoal ou Perfil profissional? Como gerenciar suas redes sociais

perfil-pessoal-ou-profissional-redes-sociais

Você deve ter 2 perfis? Um profissional e um pessoal? E como gerenciar cada um deles?


Se você quer construir uma imagem profissional na internet, pode já ter se perguntado se deveria usar um perfil de trabalho com o seu nome no Instagram, Facebook ou mesmo no LinkedIn. Eu vejo essa dúvida em muitos casos, mas ela é especialmente comum para profissionais liberais como arquitetos, dentistas, advogados, profissionais de beleza, corretores de imóveis, etc.



Essa dúvida ocorre porque as pessoas gostam de ter o seu perfil pessoal para falar com a família e com os amigos. Para postar conteúdos mais relacionados com momentos pessoais, como fotos de festas, dos filhos, piadas, e aqueles posts de “bom dia” que tanto amamos.



Mas também gostariam de ter um perfil mais profissional, para postar coisas mais relativas a trabalho.


Ter 2 perfis?


Para muita gente esse modelo, de ter 2 perfis, funciona bem.


Por exemplo: um médico pode ter um perfil no Instagram só com o seu nome (@joaodasilva), e outro perfil profissional (@drjoaodasilva), e postar conteúdo pertinente em cada um deles. Assim a diferenciação fica no título, no nome do perfil.


Então em um perfil você pode usar só o seu nome, e no outro usar algum título ou termo que relacione você com o seu trabalho (@advogadofulano; @manicurefulana, etc). Assim você pode gerenciar esses perfis de modo bem independente.


Nesses casos o melhor caminho para o seu perfil profissional é contar com alguma cadência, com algum fluxo de postagens. Você pode postar todo dia, x vezes por semana, ou quantas você definir.


Mas é fundamental que ele seja bem abastecido e atualizado. E claro, que ele não trate só de venda dos seus produtos e serviços, mas que entregue algum conteúdo educativo ou de valor para a sua audiência. Quanto mais você ensinar as pessoas sobre aquilo que você faz, mais você poderá ser reconhecido como uma autoridade no seu campo de atuação.


Use um perfil único


A minha opinião - e é uma opinião bem pessoal - é: não faça isso. Não tenha 2 perfis.


Nas redes sociais não existe essa história de perfil pessoal e perfil profissional. A sua imagem é única, e eu vou te explicar porquê.


Sua presença nas buscas


O que acontece quando alguém buscar o seu nome no Instagram ou Facebook? Se você tiver 2 perfis, os 2 vão aparecer.


E aí: qual dos 2 eu uso para entrar em contato com você? E mais: quem garante que eu vou olhar só o seu perfil “profissional", e não as suas fotos de loucura na balada?


Tudo o que você posta ajuda a construir a sua imagem para as outras pessoas.


Você não tem o controle daquilo que os outros vão pensar sobre você. Mas tem o controle total sobre o que posta. E se você entender que cada post influencia as pessoas a terem uma determinada percepção de imagem sobre você, a ideia de ter 2 perfis não faz sentido.


Faça posts pessoais, mas que contribuam com o profissional


Não é que você não possa postar conteúdos pessoais. Bem pelo contrário!


Mas a minha dica é que você use esses conteúdos pessoais para completar a imagem que você quer que as pessoas tenham sobre você.


Por exemplo: quando você posta sobre uma viagem bacana que você fez, isso ajuda as pessoas a perceber mais experiências sendo agregadas a sua vida.


Quando você posta alguma conquista do seu filho, também ajuda as pessoas e entenderem a relação que você tem com a família. E tudo isso se reflete no profissional.


Você pode usar formatos diferentes


No Instagram, por exemplo, você pode usar os posts para conteúdos mais profissionais e os stories em conteúdos pessoais (desde que contribuam positivamente na construção da sua imagem). Ou mesmo ir mesclando esses conteúdos usando os mesmos formatos.


Você ainda pode usar as redes sociais com propósito puramente profissional - mas saiba que as pessoas vão gostar de conhecer um pouco mais sobre você na sua vida pessoal também.


Postar coisas sobre a vida pessoal ajuda a criar uma marca pessoal bem mais interessante do que a de alguém que só fala em trabalho.


Então:


Eu defendo a ideia de que a internet é uma plataforma para construir imagem profissional, atrair pessoas e gerar negócios. Coisas mais íntimas - que não contribuam com os seus objetivos de negócios - não precisam ser postados, pois nem deveriam dizer respeito a outras pessoas. Mas essa é realmente uma opinião pessoal.


Afinal, você pode postar o que quiser - mas saiba que todos os seus posts ajudam as pessoas a criarem alguma imagem mental sobre você.


E se cada post puder pode te ajudar a ganhar mais admiração e reconhecimento pelo seu trabalho (e assim te levar mais perto dos seus objetivos), melhor.

Tags:
Compartilhe esse conteúdo

Comentários

Jean Michel Baú - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Nigma Agência Digital
Erro 500
Infelizmente ocorreu um erro inesperado em nosso site :(

Não se preocupe! Nossa equipe foi notificada automaticamente sobre esse problema.
Tente novamente dentro de algumas horas.

Ir para a Home