• 29 / Novembro / 2018

3 Táticas de Marketing Pessoal nas Redes Sociais

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No Brasil possuímos 5 redes sociais que mais se destacam. São elas: Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Twitter. E também existem algumas redes um pouco menores, tais como o Pinterest.


Então como ter uma boa presença digital no meio desse universo tão grande de possibilidades?



A minha primeira dica é:


1- Escolha uma (ou duas) redes sociais e foque nelas


Com certeza você já deve ter ouvido que é muito interessante conduzir a audiência de uma rede para outra. Isso quer dizer, fazer um esforço para levar seus seguidores do Facebook a te acompanharem no Instagram também.


Porém, se você quiser crescer em determinada rede social, tem que se focar apenas nela. Publique posts com frequência, siga outras pessoas, comente em posts que você ache que sejam relevantes. É fato que cada rede social tem uso e audiência diferentes.


Por exemplo, muitas pessoas que utilizam o Facebook, não possuem Instagram. Muitas pessoas que utilizam o Instagram não acessam o YouTube.


Escolha uma ou duas redes sociais e foque seus esforços nelas. Você estando mais focado em uma rede, consegue adquirir mais conhecimento e ser especialista na rede na qual está interagindo.


Mas é preciso ter estratégia, por isso:


2- Tenha consistência no formato do conteúdo


Quando alguém vai acessar o seu perfil, o visitante precisa enxergar alguma clareza no seu conteúdo.


Uma boa dica é a do Teste do Peixinho Dourado.


Estima-se que um peixe possui memória de 7 segundos. Após esses 7 segundos ele acaba esquecendo tudo o que visualizou antes.


Quando um novo seguidor acessa seu perfil ou página em uma das redes sociais, ele consegue entender quem você é em apenas 7 segundos?


O seu perfil deixa claro o que você faz e qual valor você entrega? Uma das formas de ter clareza é a consistência do conteúdo.


Vamos supor, que você acesse uma conta do Instagram, onde há vários posts diferentes. Um post de viagem. Uma frase. Uma foto na academia. E por fim, um post de um produto.


feed inconsistente instagram


Um feed assim, não oferece nenhuma consistência e muito menos clareza.


Formule o conteúdo de suas redes sociais de maneira que você possa oferecer alguma consistência para seus seguidores.


E nesse sentido:


3- Audite o seu foco nas redes sociais


Para garantir que seus perfis nas redes sociais sejam consistentes e claros, você precisa fazer uma auditoria de tempos em tempos.


Vamos fazer um teste?
Abra todas as suas páginas nas redes e tente responder esse checklist:


a. Quem é você? (Seu nome)
b. O que você faz? (Como você ajuda as pessoas?)
c. Quem e como você ajuda? (Qual é seu público-alvo?)
d. Seu feed é consistente? (Formato e design)



Você pode dar uma nota de 1 a 10 para cada item, para que você possa identificar e avaliar onde você pode melhorar.


Perceba também que o conteúdo em si envia uma mensagem.


Por exemplo, se você criar muito conteúdo sobre cuidados com cachorros, é normal que o público que goste de gatos não siga você. E isso é ótimo, assim mostra que você está sendo claro e assertivo, capturando a audiência certa.


Sua mensagem é clara o suficiente? Em uma escala de 1 a 10? Quanto?


Você precisa unificar a sua comunicação para fortalecer a sua marca pessoal. Quanto mais claro e consistente você for, vai atrair mais engajamento (mais curtidas, visualizações, comentários).


Conclusão


As redes sociais são ambientes de marketing pessoal por excelência. E as dicas desse post são táticas básicas para pavimentar o seu caminho de sucesso nas redes sociais.


Através de posts com design harmônico e com consistência e clareza do conteúdo, você atrai mais audiência. Focando em poucas redes sociais você maximiza seus esforços.


Aplique essas dicas e destaque-se!

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